Educação Especial no Espaço da Escola Especial das APAEs


Meiry, Dr.Eduardo Barbosa, Telma e Cristina
FEAPAES-MG reúne apaeanos em BH. 
         Com o objetivo de se capacitarem nas novas diretrizes da educação especial e no papel das escolas das Apaes nesse processo, a Coordenadora Geral da APAE de Mutum Lucineiry Aparecida dos Reis, a Especialista em Educação Telma Gomes de Souza e a Professora Cristina Soares Coelho da Silva participaram  entre os dias 26 e 28 de março, no SESC Venda Nova, em BH, do curso: “EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO DA ESCOLA ESPECIAL DAS APAES”, promovido pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG).
        O curso de atualização reuniu cerca de 200 profissionais da área pedagógica e técnica, além de gestores das APAEs. Oferecido na modalidade semipresencial, sendo 24 horas/aula presencial e 16 horas/aula à distância, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais já tem programado a formação de uma segunda turma, ainda em 2012.


Eduardo Barbosa palestrando.
         Convidado a levar as suas impressões sobre o tema, o Presidente da FEAPAES-MG, Deputado Federal Eduardo Barbosa, participou do evento na condição de palestrante durante a abertura dos trabalhos, estimulando os participantes a uma reflexão quanto ao papel das APAEs na emancipação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.  Eduardo Barbosa falou sobre as ameaças para a delimitação do modelo que determina o espaço da escola especial. “O atual momento histórico exige uma unidade de pensamento nas APAEs para contrapor os argumentos dos nossos detratores”, disse. 


Meiry, Sérgio Sampaio Bezerra e Telma

         O encontro ficou sob a responsabilidade das Pedagogas e Consultoras Técnicas da FEAPAES-MG, Júnia Lima e Marli Duarte, da Fisioterapeuta Darci Fioravante (Secretária Executiva da APAE BH) e do Professor Júnior Alves (Gerente do Núcleo de Educação Inclusiva da Apae de Belo Horizonte), que trataram do processo de organização da escola em ciclos de aprendizagem, da organização da documentação escolar de acordo com as legislações vigentes e da proposta da Escola de Pais e Escola de Formação de Autodefensores que deverão ser implantados dentro das APAEs, juntamente com a Nova Proposta Pedagógica.


Telma, Júnia Ângela Lima, Meiry e Cristina
         Segundo o presidente da APAE Mutum, Karone Marllus, a entidade se prepara desde o início do ano para adaptar-se às novas diretrizes da educação especial e demais exigências contemporâneas. "As demandas educacionais do nosso Movimento são crescentes e somadas aos desafios dos outros segmentos, exigem cada vez mais empenho institucional, articulação com o Poder Público e a essencial participação da família.", enfatiza o dirigente voluntário.


          Saiba mais sobre o evento e o Movimento APAEano clicando aqui ou acessando www.apaeminas.org.br


02 / 04 / 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário